Dormir é uma necessidade de todos, porém, muitos sentem dificuldades em manter uma noite de sono tranquila, o que provoca um estado de nervosismo e dificuldade de concentração. De acordo com a otorrinolaringologista e médica especialista em sono, Angela Beatriz Lana, as pessoas que sofrem de insônia, ou aquelas que dormem pouco ou ainda as pessoas privadas de sono, como as mães de recém-nascidos, costumam ser irritadas e impacientes, e o trabalho e o relacionamento dessas pessoas com outras podem se tornar impossíveis.
“Erros no trabalho são mais comuns, as atividades são realizadas com maior dificuldade e demandam mais tempo para serem finalizadas, pelo raciocínio estar mais lento. O ambiente de trabalho e o familiar ficam tumultuados por brigas sem sentido, causadas por assuntos que seriam banais em situações de menos estresse”, explicou ela.
Por isso a necessidade de dormir bem. Se não é possível evitar certas situações de estresse do dia a dia, que fazem com que as pessoas percam o sono – afinal todo mundo já teve os seus dias de insônia –, é possível fazer pequenos ajustes na rotina e no ambiente de dormir, a fim de melhorar o sono.
Por exemplo, muitas pessoas optam por praticar exercícios à noite, porém, quando eles são muito intensos não devem ser praticados logo antes de dormir, pois diminuem o sono, já que o corpo leva mais tempo para desacelerar. “Já a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade ajuda a pessoa a ter um sono mais profundo”, explicou a especialista.
O travesseiro e o colchão também são dois fatores importantes. Eles devem ser escolhidos de acordo com o gosto pessoal, mas vale lembrar que os alérgicos devem evitar materiais de preenchimento, como penas e plumas, que pioram a rinite alérgica. Outro ponto importante é que travesseiro tem prazo de validade, fique de olho no seu.
A temperatura também exerce uma importante influência na manutenção do sono. Extremos de temperatura provocam maior movimentação do corpo e a sensação de sono não reparador, por isso a temperatura do quarto deve ser amena.
O consumo de bebidas alcoólicas também pode fazer a pessoa não dormir bem. “Na verdade, ela pode ajudar a pessoa a iniciar o sono, mas geralmente leva a um sono fragmentado, com muitos despertares, e quando acorda o indivíduo tem a sensação de estar ainda cansado”, comentou Ângela. Assim, o ideal é evitar as bebidas alcoólicas perto do horário de dormir.
Deve-se evitar a exposição à luz forte durante a noite. “O hábito de usar o computador na cama realmente atrapalha o sono. A luz emitida pelas telas é recebida pelos olhos na retina e reduz a produção da melatonina (hormônio regulador do sono)”, disse a especialista. Desa forma, o ideal é evitar ficar no computador pouco antes de dormir.