Hyundai chama recall do HB20 por risco de incêndio

propaganda do Google Artigo Top

A montadora Hyundai está convocando os proprietários de 140 mil unidades dos veículos HB20 fabricados entre os dias 16 de agosto de 2012 e 31 de outubro de 2015 com motor 1.6 e câmbio automático das versões hatch, sedã ou HB20x. Eles devem fazer recall para acrescentar uma vedação no porta-copos do console central. O objetivo é evitar que líquidos entrem em contato com a fiação do indicador de marchas e causem um curto-circuito. Existe o risco de incêndio.

Não há data limite para o recall. Ele segue valendo por período indefinido, até que seja atingido o total de 140 mil veículos reparados. Os carros envolvidos têm chassi não sequencial de 9BHBH51DBDP010003 a 9BHBH41DBFP533864.

Segundo nota da montadora, "no caso de derramamento acidental de bebidas sobre o console central do câmbio automático, onde se localizam os portas-copo, há risco de infiltração de líquido, atingindo o circuito elétrico de iluminação do indicador de marchas. O contato de líquidos com os fios de iluminação pode provocar curto-circuito no momento em que as luzes do farol são acesas e o indicador é automaticamente iluminado. Ao gerar superaquecimento, esse curto-circuito pode evoluir para incêndio na área do console central. Não há risco de combustão espontânea, pois o superaquecimento somente poderá ocorrer no momento em que as luzes do farol forem ligadas".

Por isto, a Hyundai recomenda que as bebidas sejam sempre transportadas em recipientes fechados, como consta no manual do veículo. Se perceber que houve derramamento de líquido no console central, a fabricante recomenda ainda secar o local imediatamente e levar o veículo para avaliação em um concessionário.

O proprietário deverá agendar antecipadamente o serviço de reparo em numa concessionária HMB ou pelo telefone 0800 770 3355, de segunda a sexta-feira das 08h às 20h. A previsão do reparo é de até 1 hora, sem custos para o consumidor. 

Propaganda do Google Artigo Baixo