Iluminação e asfalto foram os itens mais reclamados neste ano em Vinhedo

Vinhedenses realizaram mais de 1,3 mil manifestações através dos canais da Ouvidoria Municipal

Imagem da Av. Apparecida Tellau Seraphim na entrada da cidade de Vinhedo com luzes apagadas Foto: Arquivo/JV
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Serviços básicos relacionados à infraestrutura e manutenção na cidade foram os itens que mais geraram reclamações entre os vinhedenses nos meses de janeiro, fevereiro e março. Oficializados por meio dos canais da Ouvidoria Municipal, através de levantamento feito pelo Jornal de Vinhedo com dados disponibilizados pelo site da Prefeitura, a falta de manutenção na iluminação da cidade, problemas no asfalto e com o corte de mato lideram a lista de insatisfação no período.

Atrás desses velhos conhecidos problemas vinhedenses, os munícipes também se queixaram sobre o transporte coletivo, impostos e taxas, site governo eletrônico, atendimento presencial, estrutura urbana e física. De todos estes, somente iluminação, asfalto e corte de mato se repetiram nos três primeiros meses do ano.

Em janeiro, o órgão recebeu 433 manifestações, sendo 221 solicitações (51%), 156 reclamações (30%), 23 comunicações (5%), 17 denúncias (3,9%), 10 sugestões (2,3%) e 4 elogios (0,9%). Destes, a Prefeitura diz que atendeu 69,9% dos pedidos, 23,7% estão em atendimento, 3,9% não foram atendidas e 2,3% permanecem em acompanhamento.

No mês seguinte, fevereiro, foram 304 manifestações, das quais 140 foram solicitações (46%), 134 reclamações (44%), 10 sugestões (3,2%), 9 denúncias (2,9%), 6 comunicações (1,9%) e 5 elogios (1,6%). Do total, houve atendimento de 73% das solicitações, 21,3% estão em acompanhamento, 21,3% estão na espera, 3,9% não foram atendidas e 1,64% estão em acompanhamento.

Março foi o mês com o maior número de manifestações: 633 ao todo, sendo 454 solicitações (71,7%), 110 reclamações (17,3%), 36sugestões (5,6%), 19 comunicação (3%), 13 denúncias (2%) e 1 elogio (0,16%). A maior parte foi atendida 79,7%, 17,2% permanecem em atendimento, 2,53% estão sendo acompanhadas e 0,47 não foram atendidas.

Entende-se por “comunicação” no relatório a manifestação de origem anônima e com indícios mínimos de relevância, autoria e materialidade. Já o “atendida” significa que o problema foi enviado às providências da equipe responsável e aguarda o 1º atendimento dentro do prazo de 20 dias, a contar da data de registro.

O pedido que aparece como “em acompanhamento” quer dizer que equipe se manifestou dentro do 1º atendimento (em até 20 dias), informando que averigua a situação ou que há, no curto prazo, uma ação/estudo/projeto da Prefeitura em relação ao assunto, sendo que uma manifestação pode permanecer em acompanhamento, para resolução a médio e/ou longo prazo, dentro do período máximo de 60 dias, a contar da data do registro inicial. Por fim, o “não atendida” significa que não há ação, estudo ou projeto para a resolução da manifestação no prazo de 60 dias ou a negativa de atendimento se deu em cumprimento da legislação vigente.

Sobre

A Ouvidoria Geral do Município integra a Controladoria Geral do Município, conforme disposto no Artigo 65, seção III, da Lei Complementar nº 112/2011. Segue a Lei Municipal nº 3.915/2019, com seus fluxos definidos no Decreto Municipal nº44/2020. Acolhe as manifestações dos cidadãos – tais como comunicação, denúncia, elogio, solicitação, reclamação, sugestão e simplifique – procedendo com o registro, encaminhamento aos setores responsáveis e na cobrança dos posicionamentos, visando o aprimoramento do processo de prestação de serviço pelo Poder Público Municipal e ao fomento na criação, otimização ou revisão de políticas públicas. Também faz a orientação dos munícipes em suas buscas e atendimentos de transparência passiva (Lei de Acesso à Informação), conforme Lei Federal nº 12.527/2011, Decreto Municipal nº 150/2013 e Decreto Municipal nº 270/2018.

Contatos

É possível fazer a manifestação pessoalmente, por carta, por e-mail, por telefone ou ainda pelas redes sociais.  De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, atende presencialmente no paço municipal (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro*); no telefone (19) 3826-7800; por carta, endereçada à Ouvidoria Geral do Município (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo, CEP: 13280-085); por e-mail ([email protected]) e pelas redes sociais, exclusivamente na página oficial da Prefeitura de Vinhedo, no Facebook, ou em seu perfil oficial no Instagram; ou no sistema Fala.BR. Não há aplicativo autorizado ao registro de manifestações à Ouvidoria Geral do Município, da Prefeitura de Vinhedo.

*Atendimento ao público, de forma presencial, a partir de 17 de março de 2020, foi suspenso temporariamente em obediência à legislação em vigor (COVID-19).

 

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