Dados da empresa gestora de saúde Funcional mostram que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma das principais causas de internação e atinge 12% da população adulta com idade acima de 40 anos, além de ser responsável pelo aumento no consumo de medicamentos. “E com a chegada do inverno, o quadro sempre se agrava”, afirmou Gustavo Guimarães, diretor médico da Funcional. Medidas preventivas de imunização são as mais indicadas.
É justamente isso que os dados de um estudo recente realizado pela Funcional mostram. Entre 2009 e 2012, houve um aumento bastante considerável no aumento do consumo de medicamentos para controle de doenças respiratórias durante os meses da época mais fria do ano, começando ainda no outono e se estendendo até o final do inverno.
Nesse período, muitas empresas são surpreendidas com o aumento de faltas e de afastamento prolongado de funcionários, alerta o executivo da Funcional. Isso ocorre, uma vez que a DPOC é uma das principais causas de internação no Brasil. “Por isso, o impacto em algumas empresas é bastante considerável”, explicou.
Guimarães explica que esse quadro pode ser amenizado com a adoção de medidas preventivas. “A vacinação somada ao tratamento medicamentoso, para os casos mais graves, oferece resultados altamente positivos”, assegurou.
Guimarães ainda revela que alguns estudos realizados por entidades médicas importantes, mostram reduções de 63% no risco de hospitalização e de 81% no risco de óbito só com o uso de vacinas. “Esses dois dados não deixam dúvidas de que a prevenção realizada por meio da imunização é o princípio recomendável para os portadores de DPOC, seguido de tratamento medicamentoso regular entre as crises da doença”, informou.