A Prefeitura informou que os beneficiários da Bolsa Família têm até o fim de maio para comparecerem à Unidade Básica de Saúde mais próxima para a pesagem semestral obrigatória. Esta é uma das exigências do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para acompanhamento e medição para a permanência da família no programa federal.
De acordo a secretaria de Saúde o objetivo da convocação, que iniciou em fevereiro, é garantir o cumprimento do calendário de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, o seguimento de consultas de pré-natal da gestante e da assistência pós-parto e a realização da vigilância nutricional.
Devem passar pelo procedimento a pessoa responsável pelo recebimento do benefício e todos os dependentes.
É necessário levar o cartão do programa Bolsa Família para registro do peso, além da carteira de vacinação de crianças menores de sete anos para atualização. A pesagem é feita na sala de enfermagem, no horário normal de funcionamento da unidade.
As famílias que tiverem algum de seus membros com desnutrição ou sobrepeso serão encaminhadas para tratamento na Rede Municipal de Saúde.
Devem passar pelo procedimento de saúde 533 famílias vinhedenses. A falta do comparecimento de qualquer integrante das famílias acarretará no bloqueio do pagamento do benefício.
O programa Bolsa Família beneficia famílias carentes com entrega de benefícios, de acordo com a renda mensal por pessoa e o número de crianças e adolescentes de até 17 anos.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que é imprescindível o comparecimento na pesagem para a família continuar recebendo o benefício.