O inverno de 2024 começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira, 20, mas o frio intenso, característico da estação, não deve se manifestar imediatamente.
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, as temperaturas nos meses de junho, julho e agosto deverão ser amenas, com uma média variando entre 12,4ºC e 27,2ºC. Os meteorologistas também indicam que as temperaturas estarão de 1ºC a 2ºC acima do usual para essa época do ano.
“A influência do El Niño determina essa questão das temperaturas. Ele acaba limitando a atuação das frentes frias na região, impedindo que elas venham com intensidade”, explica Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri.
Ainda segundo os especialistas, as frentes frias mais intensas, que causarão quedas de temperaturas mais bruscas e frequentes, são esperadas para o final de agosto e início de setembro. O inverno vai oficialmente até o dia 22 de setembro, quando começa a primavera.
Esse cenário climático pode afetar a agricultura local e o cotidiano dos moradores, que devem se preparar para um inverno menos rigoroso do que o habitual. O Cepagri continuará monitorando as condições meteorológicas e fornecendo atualizações conforme necessário.