A partir desta semana, moradores da cidade de Itatiba poderão contar com os serviços de Internet 4G oferecidos pela On Telecomunicações, empresa detentora da concessão de frequencia 2,5 GHz que possibilita a utilização da tecnologia 4G na cidade. A novidade – divulgada na quarta-feira, 27, pelo CEO da On, Fares Nassar – também interessa aos moradores das cidades de Vinhedo, Valinhos e Louveira. Após comprar a concessão para atuar em 133 cidades com DDD 12 e 19, a On anunciou que a comercialização seria iniciada primeiramente nestes quatro municípios. Portanto, assim que implantada em Itatiba, a tecnologia segue em direção as outras cidades. O plano de lançar o 4G comercialmente em março, já havia sido antecipado em matéria publicada em novembro pelo Jornal de Vinhedo.
De acordo com entrevista de Nassar publicada no site Teletime News, o 4G da On cobrirá 100% do perímetro urbano e boa parte da área rural de Itatiba com suas atuais 20 estações radiobase (ERBs) instaladas.
Ainda segundo o site, o modelo utilizado pela operadora será diferente do que se espera das operadoras de telefonia. Ou seja, a On irá atuar com banda larga fixa: os modems serão do tamanho de home gateways tradicionais, como os utilizados na tecnologia ADSL ou Cabo. Trata-se da mesma forma utilizada pela Sky para oferecer banda larga em Brasília.
A On, no entanto, pretende ir mais além da banda larga. A partir do home gateway instalado na casa do usuário, a empresa terá uma porta aberta para serviços ligados ao conceito de casa conectada e a operadora venderá também serviços de segurança, com câmeras e sensores. A oferta de serviços de voz também está nos planos e um serviço de VoIP já está sendo desenvolvido.