A Prefeitura de Louveira lançou no último domingo, 22, o projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira, que contempla a criação de cinco rotas para turismo rural compostas por trilhas que podem ser percorridas de bicicleta e que passam por propriedades rurais, áreas de mata, plantações de uva e pontos históricos e de lazer da cidade.
O lançamento aconteceu durante o 1º Louveira Bike, realizado na Estação Ferroviária. O objetivo do projeto é fortalecer ainda mais o município como polo de cicloturismo regional.
Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que organizou as rotas, estima que Louveira receba cerca de 2 mil visitantes por final de semana que chegam em busca de trilhas ou práticas esportivas relacionadas com as bicicletas. Além disso, há centenas de ciclistas na cidade que costumam percorrer as trilhas por esporte ou para passeios.
As cinco rotas lançadas têm como ponto de partida a Estação Ferroviária, onde há mapas e um Cento de Informações Turísticas para auxiliar os visitantes nos finais de semana. Também foram instaladas placas de sinalização com QR Codes que abrem mapas das rotas a partir da câmera de celular dos ciclistas, com o uso de um aplicativo para android ou sistema iOS.
No caminho das rotas também estão instaladas placas sinalizadoras especiais, além de estações de manutenção emergencial para as bicicletas, as chamadas bike stations, localizadas nas propriedades rurais situadas ao longo do percurso.
“O projeto das Rotas do Cicloturismo tem o objetivo de contribuir diretamente para a prática da modalidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores, além de atrair mais ciclistas para nossa cidade”, disse o prefeito, Estanislau Steck, que participou de palestras que estavam na programação do evento.
Confira abaixo as rotas:
– Rota 1 – Imigrantes (7 km)
– Rota 2 – Uvas e vinhos (14 km)
– Rota 3 – Ecológica (24 km)
– Rota 4 – Bica (25 km)
– Rota 5 – Engenho Seco (30 km).
Louveira Bike
O 1º Louveira Bike começou na sexta-feira, 21 e foi até o domingo, 23. O evento contou com exposições de bicicletas antigas, shows variados, food trucks, avaliações físicas e um ciclo de palestras com nomes de peso. O evento teve entrada gratuita e atraiu muitos turistas e visitantes apaixonados por bikes.
O evento foi promovido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Esportes, Lazer e Juventude e de Cultura e Eventos, além d Fundo Social de Solidariedade de Louveira, que arrecadou cerca de 300 litros de leite doados pelos ciclistas.
Bike Station
A Prefeitura instalou nove unidades da bike stations ao longo das rotas. Com elas, os ciclistas poderão fazer pequenas manutenções em suas bicicletas, como a troca ou reparo de um pneu furado ou sanar, por exemplo, um problema na corrente. Há duas dessas estações na Estação Ferroviária e outras sete espalhadas pelos caminhos.
Aplicativos para o QR Code
Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/strava-correr-e-pedalar/id426826309
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.strava&hl=pt_PT&gl=US