“A Oficina de Moda e Figurino possui alunos que participam por hobbie, por paixão à costura ou até mesmo para ter uma atividade que garanta uma renda extra. Seja para qualquer um deles, nós nos empenhamos para oferecer a melhor aula possível, nossas oficinas possuem excelentes profissionais capacitados administrando as aulas, para a costura temos toda uma sala planejada, que foi inaugurada recentemente no Atelier da Cultura, com equipamento completo. Tudo para oferecer a melhor Oficina Cultural” comentou o Prefeito Estanislau Steck.
As Oficinas de Moda e Figurino abrangem cerca de 50 alunos e são destinadas a maiores de 18 anos. As aulas acontecem de segunda à quarta-feira, na parte da tarde, com duas turmas por dia: uma das 13h às 15h e outra de 15h às 17h. Já na quinta e sexta-feira, as aulas acontecem na parte da manhã, também com duas aulas por dia: uma das 8h às 10h e outra das 10h às 12h.
“Nós tivemos diversas mudanças dentro das Oficinas Culturais, reformamos a Casa da Cultura, que ficou destinada às principais oficinas, com espaço melhor e mais amplo. Inauguramos o Atelier, focado no artesanato, com salas equipadas, oferecendo uma excelente estrutura e também temos outros projetos a caminho”, comenta o Secretário de Cultura e Eventos, Darlan Henrique Pereira.
Silvana Cestarolli é professora responsável pela Oficina de Moda e Figurino, atua nas Oficinas Culturais de Louveira há 14 anos e compartilha um pouco sobre o processo das aulas: “Elas [alunas] aprendem a fazer consertos, a fazer roupas, confeccionar roupas mesmo, através da modelagem com moldes e um pouco de costura criativa, que passo para elas. No fim, você vai vendo o avanço delas, se comparar com a primeira peça que elas fizeram, do início do curso até o final, você vê que elas melhoraram muito” e completa “E tem algumas que conseguem até trabalhar com costura, que conseguem pegar consertos para fora, trabalhar em empresa também. Então, isso que é bacana!”.
A aluna Rose Miriam Fogolin mora em Louveira há dois anos e iniciou nesse ano na Oficina de Moda e conta: “Gostaria de fazer alguma coisa, porque estou aposentada, sou professora aposentada. Resolvi fazer costura e estou adorando. A professora é ótima”. Na mesma turma, a também aluna Maria Eliana compartilha da mesma experiência, que depois de se aposentar da profissão de Professora, foi atrás do sonho de costurar. “Eu me inscrevi no ano que teve covid, não deu tempo de terminar nada. Eu me inscrevi novamente nesse aqui, e agora estou me realizando. A professora é muito boa, a estrutura aqui é muito boa, aqui é ótimo e estamos aprendendo” contou Maria.
Giovanna Caetano, que leva o título de aluna mais nova da oficina aos 21 anos, compartilhou sua paixão pela costura: “Sempre tive essa vontade, só que eu fiz 18 anos na pandemia, e não pude fazer aula porque estava tudo fechado. Agora, abriu ano passado, eu me inscrevi e estou fazendo. Eu comecei fazendo primeiro personalização de roupa. Comecei pintando roupa, cortando e agora aprendi a costurar, tá sendo muito bom”. Giovanna também revela que a Oficina é apenas o primeiro passo de um sonho maior: “Eu comecei a fazer [a oficina] porque queria fazer minhas próprias roupas. Meu sonho é vestir só as minhas próprias roupas e começar a fazer roupas também para fora. Fazer minha própria linha de roupas e tudo mais”.