Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a Sancetur começou a operar em seu primeiro dia como concessionária do transporte público de Valinhos. O serviço integrado entre municípios, porém, funciona apenas parcialmente.
O Jornal de Vinhedo apurou com a Prefeitura de Valinhos que a integração entre as linhas intermunicipais funcionam somente quando a conexão é feita na Rodoviária de Valinhos.
Isto é, se o passageiro pega um ônibus de Vinhedo ou Campinas, por exemplo, desembarca na Rodoviária de Valinhos e quiser pegar um ônibus para qualquer outra localidade, não pagará duas tarifas, apenas a da cidade de origem.
No caminho oposto, ou seja, de Valinhos para Vinhedo ou Campinas, não houve acordo com a EMTU, responsável pelo transporte intermunicipal, portanto, o passageiro paga o valor de outra passagem se quiser seguir para outra localidade.
A Prefeitura informou que tem um convênio com a EMTU, firmado em 2012, o qual estabelece que a empresa faria a integração entre municípios, porém, quando a Sancetur assumiu definitivamente o transporte público em Valinhos, sob o nome de Sou Valinhos, nesta quinta-feira, 1º, a EMTU descumpriu com o acordo.
O transporte municipal, entretanto, é feito normalmente, agora apenas pela Sancetur. Os ônibus são de coloração amarelada e utilizam o slogan Sou Valinhos.