A empresa de gases White Martins anunciou na última semana que deve instalar em Vinhedo uma nova unidade. Com isso a empresa pretende modernizar sua produção e otimizar a logística. A nova planta de produção será de enchimento de gases especiais, medicinais e industriais.
Com investimento de cerca de US$ 30 milhões (R$ 120 milhões no câmbio atual), a unidade pretende ser modelo de inovação na América do Sul e tem a inauguração prevista para o segundo semestre de 2019. O objetivo é aumentar a produtividade e competitividade e ampliar a produção com a implantação de novas tecnologias nas operações, aproveitando a cadeia de fornecedores mais estruturada da região.
Em um terreno de 48 mil m² (equivalente a cinco quarteirões), localizado no Distrito Industrial de Vinhedo, a unidade terá equipamentos de última geração, laboratórios de pesquisa, operação paletizada e otimizará a produção de gases de alta pressão. Somente em uma das ilhas de enchimento de cilindros previstas no projeto será possível, por exemplo, aumentar a produtividade em 60%.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do Jornal de Vinhedo, conversas entre Prefeitura e a empresa já estão em andamento há mais de seis meses.
A empresa
A White Martins é uma empresa multinacional brasileira que atua basicamente no mercado de fabricação de gases industriais.
Ela foi fundada em 1912 no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro e desde o ano 2000 a empresa é controlada pela americana Praxair, uma das maiores indústrias de produção e comercialização de gases industriais e medicinais do mundo
Atualmente a White Martins conta com cerca de 5 mil funcionários e atua além do Brasil em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela