A Prefeitura de Valinhos reduziu em 76% a fila de espera para a cirurgia de catarata. Desde abril deste ano, já foram realizadas 155 operações. Outras 150 já estão agendadas e serão feitas a partir de setembro. No início do ano, 400 pessoas aguardavam na fila para realizar o procedimento.
Segundo o secretário da Saúde, Nilton Tordin, o atendimento gratuito via Diretoria Regional de Saúde (DRS VII- Campinas) e as cirurgias são realizadas no Hospital Prefeito Edivaldo Orsi (Complexo Hospitalar Ouro Verde), na região sudoeste de Campinas, com uma média de 35 a 50 atendimentos/mês.
Atendimento
Os pacientes com problema de visão devem primeiramente passar pelo clínico geral da Unidade Básica de Saúde. Se algum problema for detectado, é feito o encaminhamento para o médico oftalmologista do Centro de Especialidades de Valinhos (CEV). Os casos com necessidade de cirurgia de catarata são direcionados para o Departamento de Avaliação, Controle e Regulação que efetuam o encaminhamento para a DRS VII – Campinas.