No próximo dia 5, começa em Campinas a temporada curta da peça ‘Circo a Bordo’, em Campinas. O espetáculo aborda a arte circense de maneira lúdica, contribuindo para a formação da experiência cultural, pedagógica e humana da criança.
A apresentação, que é gratuita, fica em cartaz até o dia 16 de setembro, em sessões que acontecem em escolas da cidade e centros assistenciais, num total de 13 apresentações.
O evento acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção do Grupo Komedi e apoio da CAIO, empresa fabricante de ônibus, há mais de 70 anos no mercado.
A linguagem artística do circo é uma ferramenta muito rica para a formação da identidade de expressão de cada um. Essa arte milenar e popular traz consigo a importância do lúdico e do corpo na constituição do indivíduo e da cultura. O projeto Circo a Bordo tem o intuito de proporcionar às crianças o contato com a arte circense por meio de números tradicionais como, por exemplo, contorcionismo, malabarismo, mágica, acrobacia, brincadeira de palhaços, entre outras.
O público entrará em contato com as principais linguagens artísticas que fazem parte do mundo do circo, experimentando toda a magia e encanto desse universo lúdico.
“Nosso objetivo é proporcionar às crianças acesso ao teatro, como cultura e linguagem artística, contribuindo para a formação humana e cultural delas. Os temas são sempre motivados a provocar uma mudança de atitude em relação a aspectos ambientais, sociais e humanos e, em seguida, podem ser trabalhados em sala de aula”, ressalta Rodrigo Nascimento, coordenador de comunicação do Grupo Komedi.