A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, sigla em inglês) lançou mais uma versão do estudo Global Passenger Survey (GPS), que revela que os três principais desejos dos passageiros é chegar no aeroporto pronto para voar, passar pela segurança e controle de fronteira sem ter que remover itens pessoais e ter a mesma conectividade que se tem em solo no ar.
Com base em cerca de sete mil respostas, a pesquisa anual traz os insights dos passageiros em relação à indústria aérea. De acordo com o estudo, o passageiro está mais ávido por soluções tecnológicas que tragam agilidade.
Em 2016 o percentual de passageiros que fez o check-in on-line e usou um cartão de embarque móvel em vez de um impresso aumentou de 69% em 2015 para 71%.
Bagagem
De que adianta fazer check-in on-line se será necessário encarar a fila para despachar a bagagem? Segundo o estudo GPS, 33% dos entrevistados desejam auto-tag enquanto que 39% sonham em poder usar etiquetas de bagagem eletrônicos.
Um número considerável de passageiros gostaria de viajar para o aeroporto “de bagagem gratuita”. Além disso, 61% dos passageiros manifestaram interesse em acompanhar a mala durante a viagem através de um aplicativo.
Neste quesito, a Iata garante que algumas companhias já adotaram a resolução 753, que permite acompanhar bolsas nos principais pontos de viagem, tais como carga e descarga.
“Os passageiros querem chegar ao aeroporto pronto para voar, tirando partido de 'off aeroporto' opções self-service digital. A Iata está ajudando a indústria a tornar isso uma realidade para mais viajantes através do programa Fast Travel.
Se a indústria cumprir seu programa interno, então, até 2020, 80% dos passageiros globais terão acesso a mais opções de auto-atendimento”, disse o diretor da Iata, Pierre Charbonneau.
Conectando nas nuvens
Os passageiros querem estar totalmente conectados a bordo, de preferência através de seus próprios dispositivos. O GPS revelou que 51% dos passageiros, um aumento de 12% em 2015, prefere usar seus próprios dispositivos on-board para acessar opções de entretenimento.
“Os passageiros querem conveniência e resultados rápidos com suas reservas e check-in. Querem ter uma experiência de aeroporto sem problemas e segura. Eles estão prontos para abraçar os benefícios da nova tecnologia quando se trata de melhorar a sua experiência de viagem. Companhias aéreas e aeroportos que reconhecem isso irão melhorar a viagem e a satisfação dos passageiros”, disse o vice-presidente Sênior da Iata, Nick Careen.