Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo aponta que, dos 6,3 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2015, 95,5% afirmaram que têm intenção de retornar ao país.
Ainda segundo a pesquisa, chamada Demanda Turística Internacional, 86,5% dos entrevistados avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas. Entre os fatores que contribuíram para o alto índice de aprovação estão: hospitalidade (97,7%), gastronomia (95,7%), hospedagem (95,6%) e restaurantes (94,7%).
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, esse resultado contribui para projetar a boa imagem do Brasil ao mundo e torna-lo um destino mais competitivo.
Opinião
Os visitantes estrangeiros avaliaram positivamente a infraestrutura e serviços turísticos com destaque para os aeroportos com 86,5% – crescimento de 16% em comparação a 2014. Serviço de táxi, limpeza pública, restaurantes, informações turísticas, entre outras categorias avaliadas, também registraram crescimento em relação ao ano anterior.
Foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo; e 10 fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre (dois pontos em Foz do Iguaçu).