A Polícia Militar Ambiental de Jundiaí, reponsável também pelos municípios da região Metropolitana de Campinas (RMC), apreendeu o total de 501 aves da sauna silvestre na Rodovia Bandeirantes, na manhã da última quinta-feira, 30.
Foram apreendidos 438 curiós, 20 colerinhas do norte, 16 bicudos, quatro campeiros, quatro coleirinhas baianos, cinco papas campim, cinco papagaios do mangue e cinco papagaios campeiros.
Desse total, 438 estão em extinção, 491 em situação de maus-tratos e dez foram mortos, totalizando uma multa no valor de R$ 5.966.000,00 (cinco milhões novecentos e sessenta e seis reais).
O indivíduo que estava em posse dos pássaros foi autuado pelos crimes de caçar, ter em cativeiro, transporte, ou seja, tráfico de aves e também pelo crime de maus tratos devido a morte de algumas espécies.
Apreensão feita por uma equipe sob o comando do tenente José Augusto Bravo e Capitão Maurício Kioshi Hirano. A equipe designada para atender a ocorrência foram os cabos Wendel e Paulo da Polícia Ambiental de Jundiaí