Uma investigação conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) resultou na interceptação de um caminhão carregado com 2,4 mil tijolos de maconha nesta quinta-feira (28), em Vinhedo. A droga estava escondida em um caminhão baú, misturada a uma carga de impermeabilizantes, e envolvida em plásticos pretos cobertos com graxa para mascarar o odor e dificultar a identificação.
O motorista, de 35 anos, foi preso em flagrante. Segundo os policiais da 1ª Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos e Cargas (Divecar), ele fazia parte de um esquema que utilizava uma “rota do tráfico” para transportar drogas de Dourados (MS) até a região de Campinas.
Operação
O caminhão foi monitorado pela equipe da Divecar, que localizou o veículo em um pedágio no município de Indaiatuba. Após um breve acompanhamento, ele foi abordado no bairro Capela, em Vinhedo. Durante a abordagem, os policiais encontraram 2.424 tijolos de maconha, além de caixas de impermeabilizantes, uma nota fiscal e dois celulares.
As investigações revelaram que o suspeito já havia realizado pelo menos duas viagens anteriores com o mesmo veículo. O caminhão pertencia a uma empresa que iniciou suas atividades em maio deste ano e foi encerrada após apenas quatro meses. A empresa tinha como único bem o caminhão, o que levanta suspeitas de que foi criada exclusivamente para o transporte de entorpecentes.
Desdobramentos
O caso foi registrado na 1ª Delegacia da Divecar como tráfico de drogas, e a prisão do motorista foi convertida para preventiva. O caminhão e os materiais apreendidos passarão por perícia, e as investigações continuam para identificar o destino da carga e os outros envolvidos no esquema.
A operação destaca o trabalho estratégico da polícia no combate ao tráfico de drogas, desarticulando rotas e desvendando métodos utilizados pelos criminosos para burlar a fiscalização.