A Prefeitura de Vinhedo inicia na segunda-feira, 26, a primeira etapa do fechamento da Praça de Sant’Ana para as obras de revitalização. Nesta fase, os corredores laterais ficarão livres, permitindo a circulação de pessoas e acesso aos comércios do local, além da área do banheiro até as fontes.
Na segunda etapa, o fechamento será inverso, começando pelo banheiro até a Rua Humberto Pescarini. Na última e terceira etapa, será executada as calçadas laterais e ruas internas.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o fechamento é necessário para garantir a proteção de pedestres enquanto o local recebe as melhorias. Para não atrapalhar o comércio local, o fechamento ocorrerá em três etapas.
A principal praça do município receberá pisos drenantes e ecológicos em duas colorações, bancos de concreto e madeira, novas lixeiras, substituição dos postes de iluminação com luz Led e reforma dos espaços que se encontram deteriorados, como os banheiros, fontes e palco. O local também receberá piso tátil e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Estão previstas interdições nos canteiros, deixando a parte debaixo na Nove de Julho com maiores espaços para a montagem de food trucks e apresentações, melhorando consideravelmente a circulação. Algumas árvores serão remanejadas para as laterais.
Já na parte de cima, na Rua Humberto Pescarini, haverá a criação de um bolsão com embarque e desembarque.
As obras têm o prazo estimado de 180 dias para conclusão e um investimento de mais de R$ 1,9 milhão.
Nova praça
Além da reforma das principais praças do município que seguem em obras, como a do Aquário, Aurora Sudário e a do Jardim Três Irmãos que ganhou sanitários, a Prefeitura de Vinhedo está construindo uma nova praça com complexo esportivo, na área do Morro do Colussi, localizada na Avenida Otávio Tasca.
A nova área possui 11.400 m² e conta com investimentos próprios de R$ 5,6 milhões.