A Prefeitura de Vinhedo inaugurou na última quarta-feira, 17, a nova Central SIM, onde serão concentrados todos os atendimentos presenciais realizados pelo município. Além dos serviços oferecidos, a estrutura contará a partir de agora com posto fixo do Sebrae, INSS Digital, PAT e Banco do Povo.
“Aqui você cidadão vinhedense vai ter seus problemas encaminhados, chega de perambular por diversas secretarias, hoje é tudo digital. Em breve vamos lançar também a ‘Planta Digital’, onde o engenheiro pode aprovar uma planta online, e o aplicativo zeladoria, onde em qualquer bairro, o munícipe vai acionar o app para que a Prefeitura resolva o problema na sua rua ou no seu bairro. A tecnologia está aí para nos ajudar e encurtar distâncias”, comentou o prefeito Jaime Cruz (PSDB).
No primeiro semestre deste ano, mais de 13 mil pessoas foram atendidas com o Cartão Cidadão, totalizando 20.080 atendimentos, uma média de 2.869 por mês. Esse número aumenta significativamente quando somamos a ele os procedimentos executados no Protocolo Geral do Município, que engloba 40 serviços diferentes, Recurso de Multas, Cartão do Idoso e Cartão DEFIS.
No local também há serviços ágeis para pessoas jurídicas. Em casos mais simples em que uma nova empresa não necessite de licença dos Bombeiros ou da Vigilância Sanitária, é possível emitir um alvará de funcionamento em até 24h.
Por conta desse trabalho, entre outras ações, Vinhedo é considerada a 1ª cidade do Brasil em Inovação, entre municípios de 50 a 100 mil habitantes. A constatação é do Ranking da consultoria Urban System.