A Prefeitura de Vinhedo antecipou e já colocou em ação a Operação Inverno, ação voltada ao acolhimento, para pernoite, de pessoas em situação de rua, com objetivo de oferecer espaço de proteção às baixas temperaturas.
Hoje Vinhedo tem, em média, 20 pessoas em situação de rua e, segundo a Prefeitura, até o momento não houve aumento da procura pelo acolhimento em função do frio. “Diante das baixas temperaturas dos últimos dias, resolvemos antecipar essa ação e dar condições dignas de pernoite para essas pessoas que, por motivos diversos, acabam indo parar nas ruas, afinal, nosso trabalho é voltado para o ser humano”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Os detalhes desta ação foram tratados durante reunião entre o secretário de Assistência Social, Junior Choca, e representantes da Reencontro, ONG que recebe subvenção para fazer esse serviço. O acolhimento será realizado na sede da entidade, localizada na Estrada da Capela, com início às 20h e saída às 7h. O acesso deverá ocorrer por demanda espontânea ou encaminhamento pela Guarda Civil Municipal.
Os cidadãos que encontrarem pessoas na rua no período noturno expostas ao frio podem entrar em contato com a Guarda Municipal para realizar as ações necessárias.
É importante ressaltar que a entidade Reencontro oferta o serviço de acolhimento e casa de passagem para população de rua do município e esta operação ocorre de forma paralela todos os anos no período de inverno para proteção das pessoas em situação de rua que não estão inseridas em acompanhamento dos serviços ofertados continuamente.