A Prefeitura de Vinhedo celebrou hoje o Dia da Bandeira, com a execução do Hino à Bandeira que aconteceu nas escolas da Rede Municipal de Educação e no prédio da Prefeitura nesta sexta-feira, 19 de novembro. A homenagem foi realizada nas unidades educacionais e em frente ao prédio da Prefeitura. A bandeira brasileira foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
A programação da homenagem nas unidades de ensino municipais de Vinhedo foi organizada pelas próprias escolas, com participação de alunos, professores e profissionais da educação. Em frente ao prédio da Prefeitura, o Hino à Bandeira foi executado por volta de meio-dia, sob chuva fraca, com participação do prefeito Dario Pacheco, secretários e servidores municipais.
As bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Vinhedo foram hasteadas até o topo para a execução do hino e depois foram colocadas a meio mastro em homenagem aos mortos pela pandemia.
“Nossa bandeira é o símbolo da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. Essa homenagem marca nosso compromisso com a administração municipal baseada em transparência, no respeito ao nosso povo, ao compromisso com a igualdade social e com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, afirmou dr. Dario.
República
A bandeira marca a transição do Império para a República e foi apresentada no dia 19 de novembro. O losango amarelo e o quadro verde já faziam parte da bandeira do Império. Com a República, o desenho foi refeito, com redimensionamento do losango amarelo e substituição do símbolo de armas pela esfera azul, que recebeu o lema de orientação positivista, Ordem e Progresso, em letras verdes dentro de uma faixa branca.
Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8h30.
Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel