A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta semana um projeto de modernização da iluminação pública no Centro da cidade. A iniciativa consiste na substituição das antigas luminárias de vapor de sódio por modelos de LED, proporcionando melhor qualidade de iluminação e redução no consumo de energia. O projeto é realizado em parceria com a empresa Vitalis Soluções em Energia, por meio do Programa de Eficiência Energética da CPFL.
Ao todo, 186 luminárias serão trocadas em 11 vias da região central, beneficiando importantes ruas da cidade. A Rua Monteiro de Barros receberá 38 novas luminárias, enquanto a Humberto Pescarini contará com 35 substituições e a Fernando Costa, 34. Outras vias contempladas incluem a Riachuelo (20), João Pinheiro (7), 2 de Abril (8), Santos Dumont (14), Jundiaí (10) e Anibal Lélis de Miranda (8), além da Praça Sant’Ana (8) e da Igreja Matriz de Sant’Ana (4).
O investimento total da iniciativa é de R$ 187.899,33, sem custos para o município. As obras devem ser concluídas até o final de abril.
Com a substituição das luminárias, a Prefeitura estima uma economia anual de 131,96 MWh de energia elétrica, o equivalente ao consumo de 54 residências populares. Além disso, a mudança contribuirá para a redução de 7,27 toneladas na emissão de CO₂. As novas luminárias LED oferecem maior durabilidade, eficiência luminosa e menor impacto ambiental, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a segurança da população.