A cárie é uma das doenças mais comuns no mundo, mas muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal. A doença consiste em uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que come, como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.
A higiene bucal é uma das melhores maneiras para prevenir a cárie. O consumo de açúcar, presente em muitos alimentos do cotidiano, é preocupante, por isso e recomendado escovar os dentes a cada refeição. De acordo com a professora de odontologia Maria Ercília de Araújo, é necessário usar um creme dental que contenha flúor em sua composição e usar também o fio dental, que remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais aonde a escova não alcança.
Além disso, visitar o dentista periodicamente é uma maneira de evitar diversos problemas bucais. Isto porque muitos adultos pensam que apenas as crianças estão suscetíveis à cárie e não dão a devida atenção à importância de se manter uma boa higiene bucal ao longo de toda a vida. “À medida que ficamos mais velhos, a cárie em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo desencadear outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, explicou a professora.