Durante o Carnaval, muitas pessoas acabam se esquecendo do próprio bem estar, e vão às festas de salto alto ou descalças. O Carnaval pode pregar algumas peças no corpo de quem gosta de folias, principalmente prejudicando músculos e articulações.
A combinação do agito excessivo, calor, consumo de bebidas alcoólicas e pouco sono, principalmente nas pessoas sedentárias, cria condições para o surgimento de lesões como tendinites, contraturas musculares e dores articulares por sobrecarga.
Pensando nisso, a ortopedista e especialista em pés, Cíntia Bittar, preparou algumas dicas para o folião cuidar dos pés e se divertir.
De acordo com ela, o calçado mais recomendado para pular Carnaval é o tênis de corrida. “Além de macio, distribui o peso uniformemente por todo o pé e ainda o protege de eventuais pisões”, ressalta ela.
Ainda segundo ela, o problema ao usar o salto alto por muito tempo é causar inflamações e encurtamento dos tendões, além de fraturas por estresse, tanto no tornozelo como nos ossos dos pés. Outro problema inclui dores nos joelhos e coluna.
Para quem pretende passar dias na folia, existem também alguns alongamentos que podem prevenir as dores. “É indicado massagear os pés, pois isso restabelece a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares”, explica a especialista.
Outra recomendação é alongar a panturrilha e depois fazer movimentos circulares com os pés para o lado esquerdo e direito, para aliviar as dores provocadas pelo uso do salto alto.
Dicas para o Carnaval:
Use um tênis confortável;
Dê descanso ao corpo;
Hidrate-se bem e evite passar dos limites;
Ao começar a sentir dores, não insista: melhor um folião mais devagar que passar o Carnaval em um hospital.