Na manhã desta segunda-feira, 4, o Vinhedo Plaza Hotel foi palco da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas sob o comando do presidente Milton Serafim (PTB), prefeito de Vinhedo.
Durante o encontro – que reuniu prefeitos de 12 cidades da região além de representantes do Estado – o secretário de Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, apresentou o resultado de um estudo que traz, com riqueza de detalhes, as principais características de mobilidade dos municípios da RMC.
Intitulada como Pesquisa de Origem-Destino da Região Metropolitana de Campinas, a análise é baseada em dados de 2010 e traz informações referentes às viagens feitas diariamente pelos moradores de cada uma das 19 cidades da Região. O objetivo do estudo, feito a cada 10 anos, é entender de onde as pessoas saem e para onde vão e quais os principais motivos destas locomoções. “Com esta análise conseguimos identificar características importantes para o desenvolvimento de nossas cidades. Por exemplo: se muitas pessoas vão de um município para outro por questões de saúde, isso mostra que a cidade de origem precisa de mais investimentos neste setor”, explicou o Secretário.
Segundo o estudo, a RMC registrou em janeiro de 2013, 4.398 milhões de viagens, que representam 169 mil deslocamentos por dia. A maior parte destes trajetos é percorrida por indivíduos que estão a caminho do trabalho ou de seus locais de estudo.
Outros assuntos
Na reunião, também foram definidos novos compromissos para a agenda do Conselho. Nos próximos dias, os prefeitos da RMC devem se encontrar com os administradores do Aeroporto de Viracopos para saber mais sobre os projetos de ampliação e desenvolvimento do Aeroporto.
A municipalização dos serviços de energia também entrou em pauta e os comandantes das cidades pretendem marcar um encontro com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica para discutir o assunto.
Outro tema que chamou a atenção foi a possível instalação de uma Universidade Federal com pólos distribuídos pelas cidades da RMC. O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento.