Região de Campinas vai oferecer 3.425 vagas para cursos técnicos, divididas em 33 cursos. Medida foi estabelecida pelo governo do Estado de São Paulo e começa a partir de 2013. Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro por meio do portal oficial do programa Vence, www.vence.sp.gov.br.
Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), implantado em cidades com mais de 80 mil habitantes e voltado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa Vence passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.
Há dois modelos no programa, o concomitante e o integrado. No primeiro, o aluno freqüenta o Ensino Médio em uma escola da rede estadual e o curso técnico em uma das instituições conveniadas, em período além do ensino regular. Ao final do curso técnico, que pode durar de 12 a 24 meses, os alunos recebem um diploma da instituição particular e ao final do Ensino Médio o diploma da escola da rede que frequentou.
Já no segundo, os alunos que frequentam o Ensino Médio têm o curso regular integrado ao ensino técnico, por meio de parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Neste modelo, os alunos recebem apenas um diploma, expedido pelo Estado e pela instituição parceira.
As inscrições para o modelo integrado estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro. Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30. São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos (mais informações em www.educacao.sp.gov.br). Caso a procura seja maior do que a oferta haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.