“Teremos muitas atrações neste sábado, com o tema de Festas Juninas e apresentações de nossos artistas. A cada mês, temos novidades na edição do Cultura na Estação para toda a família” comentou o Prefeito Estanislau Steck.
9h – Café Rural
O Café Rural é um dos atrativos que vêm para ser fixo na grade da Cultura na estação e a cada mês trará um atrativo diferente dos atuantes em Louveira. Quem toma conta do café neste mês é a Famiglia Battistuzzo. O café acontece até às 15h no Saguão da Estação.
10h – Passeio Histórico “Louveira: Antes, Durante e Depois da Ferrovia”
O passeio que já acontece na Cultura na Estação, neste mês ganha dois horários de saída: 10h e 14h. Orientados pela equipe do Centro de Documentação e Pesquisa de Louveira e Região, os passageiros passarão pela Estação Ferroviária, e Casas dos trabalhadores da CIA Paulista, Fazenda Santo Antônio, “Cemitério de Escravos”, Igreja e Rio Capivari e encerrando na Subestação de Energia, onde poderão visitar um espaço rico historicamente. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas antecipadamente, clicando aqui.
10h – 5ª edição da Feira de Sustentabilidade
A Secretaria de Gestão Ambiental estará presente na Cultura na Estação trazendo um stand também acompanhados pela equipe da Cooperativa Recomeço, onde apresentará novidades dentro da sustentabilidade, o espaço contará com um brechó, e a presença da Casa Acalanto, que estarão realizando venda de capuccino e amanteigados e também uma feira de adoção de animais.
11h – Banda Corporação Musical Progresso Musical Louveirense
A banda que é fixa na programação também embarca no tema “Festa Junina”, trazendo um repertório clássico dessa época do ano e claro, com figurino a caráter.
“Um repertório bem feliz de música junina. E a banda vai com todo o gás, levantar mais do que já está sendo levantado” comentou o maestro da banda, Maycon Paiva.
A partir das 11h, os brinquedos infláveis ficarão disponíveis até 17h.
13h – Wesley Nascimento
O cantor Wesley Nascimento traz seu repertório do estilo arrocha sertanejo, com interpretações próprias e de outros artistas.
13h30 – Oficina de Mosaico em Casca de Ovo
Já das 13h30 até às 15h30 acontece a Oficina de Mosaico em Casca de Ovo, que será ministrada pelas professoras Lurdes e Jane. “A gente leva as casquinhas de ovos já tingidas, quebra tudo em pedacinhos. Eu comprei os vasinhos de madeira pequenininhos, de MDF, e já desenhei uma flor. Então, você passa cola na flor e vai colando as casquinhas de ovos. É um trabalho bem minucioso, tem que ter um pouquinho de paciência. É muito bom, é muito relaxante, é muito tranquilo para quem gosta” explicou a Professora Lurdes sobre a oficina. No final, os alunos poderão levar embora as peças confeccionadas e para participar da oficina a inscrição será a doação de um litro de leite.
14h – Passeio Histórico “Louveira: Antes, Durante e Depois da Ferrovia”
O passeio que já acontece na Cultura na Estação, neste mês ganha dois horários de saída: 10h e 14h. Orientados pela equipe do Centro de Documentação e Pesquisa de Louveira e Região, os passageiros passarão pela Estação Ferroviária, e Casas dos trabalhadores da CIA Paulista, Fazenda Santo Antônio, “Cemitério de Escravos”, Igreja e Rio Capivari e encerrando na Subestação de Energia, onde poderão visitar um espaço rico historicamente. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas, clicando aqui.
15h – Apresentações APAE
Às 15h, os representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) levam ao público uma apresentação do “Projeto Inspiração”, que mostra o resultado e depoimentos dos assistidos que participaram de duas oficinas: Desenho Animado e de Música, que foram realizadas pela APAE com o apoio da Prefeitura Municipal de Louveira. Além da apresentação de um desenho animado criado na oficina, também haverá a apresentação da tradicional quadrilha.
Sobre a Oficina de Desenho Animado: Os usuários APAE adquirem uma nova ferramenta de expressão e comunicação artística. Além de desenvolverem a sua identidade gráfica, aprendem a “dar vida” aos seus próprios desenhos. Para cada segundo de animação são necessárias trinta imagens. Para o filme de 5 minutos, os artistas da APAE produziram nove mil imagens. O método aplicado é o mesmo utilizado em qualquer estúdio profissional de animação.
Sobre a Oficina de Música: Os usuários da APAE se beneficiam do método de música BINAURAL, que modifica as ondas cerebrais. Para cada usuário, foram criadas algumas músicas específicas para reorganizar essas ondas cerebrais, proporcionando condições de melhoras significativas ao longo do projeto. Durante a oficina, os usuários do projeto são estimulados com sons, produzidos por vários instrumentos musicais.
15h30 – Oficina Básica de Cerâmica
Das 15h30 às 16h30 acontece a Oficina Básica de Cerâmica, através da orientação da ceramista e arteterapeuta Analice de Oliveira, os participantes receberão informações sobre a feitura da cerâmica, como essa prática milenar passada pelos ancestrais, pode ser realizada no cotidiano de uma maneira simples, promovendo a criatividade e o bem estar. Cada participante irá confeccionar uma peça em argila para bijuteria e uma peça coletiva para representar as festividades juninas da cidade.
16h30 -Street Dance
Às 16h30, quem toma o palco é a oficina cultural de Street Dance, os alunos subirão ao palco para uma apresentação organizada pela professora Juliette Bernardes Santana. “O street dance é uma cultura muito rica e precisamos que nossos jovens louveirenses tenham esse conhecimento. Com isso teremos essa apresentação que será essencial para a cidade de Louveira” comentou a Professora Juliette Santana.
17h – Dança de Salão
Às 17h, a oficina da vez é a de Dança de Salão, a Professora Andreza subirá ao palco com seu parceiro de dança para uma apresentação de sertanejo universitário e logo em seguida, um casal de aluno da oficina realizará uma apresentação de samba, que será o tema estudado no próximo módulo das Oficinas Culturais de Dança de Salão. Ao final, os alunos das Oficinas também realizarão a tradicional dança da quadrilha.
18h – Banda FORRÓBAILE
O FORRÓBAILE é um quinteto que traz um repertório cheio de pluralidade, que passeia por forrós de todas as décadas (Luiz Gonzaga, Marlene Vidal, Jacinto Silva, Dominguinhos, Dona Zefa, dentre outros), junto de temas musicais em grego, árabe e espanhol, e composições autorais que costuram as diferentes estéticas que sobressaem do envolvimento de cada um do grupo.
20h – Trio Marrom
Encerrando o evento especial de Festa Junina, o Trio Marrom, que atua desde 1983, traz o autêntico forró pé de serra, com um repertório com “Forró de Pé de Serra”, “Saudades do Meu Nordeste” e “Laue Amor”.
Os típicos food trucks e feira de artesanato também presente durante o evento.