A Secretaria de Saúde informou que em Vinhedo já existem 11 pessoas com suspeita de terem contraído a gripe H1N1. No início do mês eram três casos. Apesar de disponível em algumas clínicas particulares, a vacina só ficará disponível na rede pública a partir do próximo dia 30, seguindo cronograma do Ministério Público.
Além disso, vale ressaltar que a vacina só ficará disponível para o público vulnerável, isto é, para crianças de até 5 anos de idade, idosos, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz, indígenas, profissionais de saúde, pessoas privadas de liberdade e com comorbidade.
Enquanto isso, a Secretaria de Saúde de Vinhedo dá diversas orientações para evitar o contágio do vírus. A concentração de pessoas em ambientes fechados, por exemplo, favorece a circulação de diversos tipos de doenças respiratórias. Portanto, bom evitar situações deste tipo.
Hábitos simples de higiene também são importantes para prevenção, já que o vírus permanece vivo no ambiente por até 72 horas.
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a doença como: não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel; cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (use lenços descartáveis ou proteja com o braço). O secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, afirma que as medidas de prevenção são extremamente importantes e precisam ser realizadas por todos.
Os principais sintomas da doença são febre, tosse e dores na garganta, cabeça e corpo. Geralmente, a pessoa fica protegida apenas 15 dias após a aplicação da vacina.