Nesta quarta-feira, 17, será desligado totalmente o sinal analógico de televisão na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de 84 municípios próximos e 19 cidades do Vale do Paraíba.
Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital na próxima semana ficará sem ver TV.
Em 2017, 295 municípios de todo o Brasil tiveram o sinal analógico desligado. Até dezembro do ano passado, 139 estudos de viabilidade para a implantação das redes LTE e 4G foram aprovados pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), somando 2.347 municípios. No total, em 3.489 cidades brasileiras, a faixa de 700 MHz (Megahertz) já se encontra desocupada para canais de televisão.
O desligamento foi incialmente marcado para o dia 19 de novembro, porém a medida foi adiada por não ter sido atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%) nas regiões de Santos, Campinas e Vale do Paraíba.