O tabagismo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a principal responsável isolada e evitável de doença e morte no mundo. A OMS estima que um terço da população, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.
Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina no mundo 12% da feminina fumam.
O vício, em suas mais variadas formas (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo de rolo, entre outras), configura uma epidemia que aparece como um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de doença e morte no mundo, no Brasil e no Estado de São Paulo, que são as doenças cardiovasculares e as neoplasias.
A fumaça do cigarro, por exemplo, tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Somente o alcatrão é constituído de mais de 40 compostos cancerígenos.
Os tratamentos mais eficazes unem apoio de medicamentos com mudanças de hábitos. Essa combinação é importante porque o tabaco causa dependência física, psicológica e comportamental.
Quer parar de fumar?
A Secretaria de Saúde de Vinhedo conta com um Grupo de Apoio Antitabagismo, que realiza encontros semanais. As reuniões acontecem no Centro Médico do Jardim São Matheus. Mais informações pelo telefone (19) 3826-7499.