Normalmente, a gestação se estende por um período de nove meses, mas existem mães que precisam esperar anos para receber seu tão precioso presente – um filho. Não importa quanto tempo demore, a sensação de carregar um ser vivo no ventre é a mesma para todas, mas receber a notícia da gravidez quando se passa um longo período de expectativas, tentado diversos tratamentos para a concretização de um sonho, parece ser duplamente especial.
São diversos os motivos pelos quais um casal pode apresentar dificuldades para engravidar: problemas com a ovulação, com a queda no número ou no transporte dos espermatozoides pelas trompas uterinas, endometriose, miomas, e mais importante de todas: a idade. Mas hoje já existe uma variedade de tratamentos e procedimentos, de alta e baixa complexidade, que podem ajudar e muito na realização do sonho de muitos casais. O especialista em Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, dr. Vamberto Maia Filho, explica as principais maneiras que auxiliam na consolidação do desejo de ser mãe.
Hoje, o principal fator da infertilidade da mulher é a idade, com a vida atribulada entre estudos, carreira e até lazer e viagens, muitas mulheres acabam deixando a maternidade em último plano, embora não seja menos importante que os demais. E é nesse período que a fertilidade feminina acaba diminuindo.
De acordo com Vamberto, a mulher nasce com um número finito de óvulos e, com o passar dos anos, a qualidade e quantidade destes vai diminuindo. “Isto é absolutamente natural, mas o problema é que se a mulher postergar muito sua primeira gestação, isto pode ser determinante. Acredito que uma faixa de idade perfeita para engravidar seja entre os 30 e 35 anos’’, disse o especialista.
A alimentação intervém de uma forma geral na boa saúde. Algumas fontes alimentares são muito importantes para o bom funcionamento da fertilidade e sua ausência poderia atrapalhar. O profissional explicou que o pior grupo alimentar para esses casos são as gorduras – estas em excesso não ajudam. Os demais problemas são derivados da falta de nutrientes como vitaminas e minerais. Assim, manter uma boa dieta é fundamental. Já a obesidade pode prejudicar de várias maneiras, a principal é que danifica diretamente o estímulo para a ovulação e, assim, a obtenção da gravidez.
O fumo também tem uma infinidade de elementos químicos que interferem no funcionamento das células que são responsáveis pela movimentação de óvulo e espermatozoides dentro do sistema reprodutivo, tanto de homens quanto de mulheres. E o álcool altera o metabolismo e funcionamento do fígado, que também altera a ação dos hormônios no corpo da mulher.
Tecnologia útil
Não há uma maneira de aumentar a fertilidade de uma mulher, e é importante dizer que a infertilidade não demonstra sinais clínicos específicos. A rotina ginecológica já ajuda muito neste sentido. Hoje, pode-se avaliar a reserva ovariana por meio de exames de sangue. Vamberto orientou os maridos a terem sempre um espermograma para controle.
A tecnologia está a favor dos sonhos dos casais e os tratamentos são diversos. Eles podem ser divididos em dois modelos: baixa e alta complexidade. Nos tratamentos de baixa complexidade, o espermatozoide irá se encontrar com o óvulo dentro do organismo feminino, com uma ajuda discreta. Existe a possibilidade de se programar uma relação sexual (coito programado), ajudar a mulher a produzir mais óvulos com a administração de indutores da ovulação (estímulo ovulatório) ou mesmo colocar os espermatozoides diretamente dentro do útero (inseminação intrauterina).
Nos de alta complexidade, esta ação do encontro dos gametas será feita sempre fora do organismo, em um laboratório apropriado – chama-se fertilização in vitro. Nesse método, obtém-se os embriões e os melhores são devolvidos ao útero receptivo para alcançar a gravidez. “Este é um tratamento bem mais complexo, infelizmente mais caro, mas de resultados excelentes. Cada tratamento proposto deve ser avaliado e individualizado’’, finalizou o profissional, que incentiva os casais a utilizarem a alta tecnologia da Reprodução Humana a favor do sonho, e explica que vem se empenhando para incentivar a popularização dos tratamentos, já que os itens mais caros são os medicamentos.