A partir desta segunda-feira, 3, o transporte coletivo de Vinhedo passa a contar com uma nova linha de atendimento, a 408, que segue via Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a nova linha vai beneficiar cerca de 200 passageiros por dia. Segundo a pasta, a linha 405 vai continuar operando normalmente.
Com a linha 408, Vinhedo vai contar com 20 linhas de transporte coletivo municipal, atendendo diariamente mais de dez mil passageiros. Para atendimento dos usuários das linhas em operação, há 53 veículos – entre ônibus e micro-ônibus – que efetuam os trajetos, sendo três adaptados para pessoas com deficiência e que utilizam cadeiras de roda para locomoção (linhas 406 e 403).
Do total de veículos em operação, 13 fazem o transporte exclusivamente dentro da cidade, 37 atendem as linhas intermunicipais que são fiscalizadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), incluindo Campinas, Indaiatuba e Valinhos; e três atendem outras linhas intermunicipais fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), tais como São Paulo, Louveira e Jundiaí. Nas linhas intermunicipais há cinco veículos adaptados para pessoas com deficiência e que atendem as linhas 674, 724, 685 e 686.
Circuito da linha 408
A linha sai do terminal rodoviário Verônica Briscki Von Zuben, na Capela, passa pele terminal Antônio Zechin, no Centro e terá como destino o bairro São Joaquim. Em seguida, segue até o Bairro Nova Aliança, retornando ao terminal da Capela.