Desde a zero hora deste sábado, 24, as tarifas das linhas de ônibus intermunicipais foram reajustadas em 6,85%. De acordo com a Assessoria da Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, no ano passado, o índice aplicado foi de 8,88%.
O reajuste vale tanto para as linhas rodoviárias quanto para as suburbanas. O cálculo é feito pela Artesp com base na variação dos insumos do setor como, por exemplo, o óleo diesel que sofreu aumento de 10,66% e os ônibus que estão até 27% mais caros.
O reajuste não atinge as linhas da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que fazem as linhas de itinerários dentro da Região Metropolitana de Campinas. Então, os novas valores são aplicados para as linhas Vinhedo/São Paulo e Vinhedo/Jundiaí, por exemplo.
A Artesp é responsável por gerenciar e fiscalizar o Sistema de Transporte Intermunicipal Rodoviário do Estado de São Paulo. Os usuários podem entrar em contato com a Ouvidoria da Agência pelo telefone 0800 727 83 77 para pedir informações e enviar reclamações ou sugestões