Cafelândia, Mococa e São José da Bela Vista serão os três primeiros municípios paulistas a passar por novas eleições para prefeito e vice-prefeito. No próximo domingo, 2, 74.371 eleitores dessas cidades voltarão às urnas depois que a Justiça Eleitoral anulou as eleições majoritárias de outubro de 2016.
Há quatro candidatos aptos na disputa pelas Prefeituras de Cafelândia e de Mococa, e três em São José da Bela Vista. De acordo com a legislação, não pode concorrer na nova eleição o candidato que deu causa à nulidade do pleito de 2016.
Somente os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio nas cidades até o dia 2 de novembro de 2016 poderão votar na eleição de domingo.
Eleições anuladas
Em Cafelândia, o registro do candidato Luis Otavio Conceição de Carvalho, do PSDB, foi negado por haver condenação por ato doloso de improbidade administrativa. A conduta é uma das hipóteses de inelegibilidade previstas na Lei Complementar nº 64/90. O prefeito eleito recebeu 5.222 votos entre os 10.467 eleitores que votaram.
Em Mococa, condenação penal (art. 297 do Código Penal) e atos ilícitos de improbidade motivaram o indeferimento do registro do candidato Aparecido Espanha (Cido Espanha), do PROS. Cido foi eleito com 19.412 dos 40.326 votos .
Em São José da Bela Vista, o registro de José Benedito de Fátima Barcelos (Zé Dito), do PSDB, foi indeferido com base em condenação por abuso de poder político quando o mesmo era prefeito, fato que o torna inelegível conforme a Lei 64/90. A chapa de Zé Dito foi eleita com 3.019 votos entre os 6.098 eleitores que compareceram às urnas.