Valinhos anunciou uma parceria inédita entre a Rede Municipal de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e a Santa Casa. O objetivo, de acordo com os gestores, é melhorar a assistência aos pacientes com a dinamização dos atendimentos por meio da unificação dos protocolos.
A ideia da integração partiu da necessidade de criação de um grupo para debater os atendimentos nas áreas de atenção básica, urgência e emergência e internação hospitalar. “Faz parte da nossa proposta de humanização dos atendimentos e de respeito à integralidade dos pacientes”, ressaltou a secretária Rita Longo.
Desde março os representantes das três áreas estão participando de reuniões mensais, itinerantes, para estabelecer e alinhar fluxos pertinentes a todas as unidades. Nesta quarta-feira, 13, no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), foi realizada a 10ª reunião entre a secretária da Saúde; o superintendente da Santa Casa, Edson Manzano; e o diretor clínico da UPA 24 horas, Matheus Arantes.
“Essa integração está promovendo uma evolução na área da Saúde do município de modo geral”, avaliou o diretor clínico da UPA. Já o superintendente da Santa Casa ressaltou que “a ação inédita, talvez até no Estado, já vem apresentando resultados positivos”. “A integração contribui com a melhoria na comunicação”, complementou a secretária de Saúde.
“Agora, os serviços estão alinhados desde as UBS’s, que são a porta de entrada no sistema de saúde; o Centro de Especialidade de Valinhos (CEV), com atendimentos de média complexidade; a UPA, nas áreas de urgência e emergência; e a Santa Casa, na parte de internação hospitalar”, detalhou a secretária.
O diretor da UPA acrescenta que essa integração permite a agilidade no sistema, que resulta no aumento da sobrevida e na minimização de sequelas, como em casos de pacientes com infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) ou traumas, pois possibilita um socorro mais rápido e amplo.