A vacinação contra a covid-19 em Vinhedo neste sábado, 27, registrou uma grande fila de veículos para entrar no Parque Municipal Jayme Ferragut. Alguns vinhedenses chegaram a ficar 3 horas na espera da imunização. Houve também relatos sobre a falta de organização da fila que extrapolou, e muito, as dependências do parque. De acordo com pessoas que estiveram na vacinação, alguns motoristas chegaram a cortar a frente de outros.
Neste sábado foram vacinados os idosos de 80 anos ou mais com doses do imunizante da Astra Zeneca. Um idoso que recebeu a dose registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Vinhedo. Familiares dele alegaram que ele recebeu a aplicação, mas que a dose não teria sido aplicada. Logo depois a enfermeira descartou a seringa e refez o procedimento com uma nova dose.
A família então procurou a Delegacia e apresentou vídeos do momento da vacinação, a seringa descartada foi apreendida e a enfermeira prestou depoimento. A polícia vai investigar o fato.
A reportagem do Jornal de Vinhedo já acompanhou essa vacinação em carros, vale ressaltar que os enfermeiros explicam todos os procedimentos e fazem eles sempre na frente dos cidadãos, alguns profissionais inclusive incentivam as famílias a gravarem toda a ação em celulares.
A Prefeitura informou que também vai abrir uma sindicância para apurar o caso. Segunda Secretaria de Saúde houve uma falha técnica na aplicação da primeira dose e que a enfermeira descartou porque não havia líquido suficiente na seringa. Em seguida, o idoso foi vacinado da forma correta. Ainda segundo a secretaria, a profissional atua há pelo menos 20 anos como enfermeira na rede pública e é respeitada pelos seus colegas e moradores.
Diferente da Coronavac, que tem uma dose por frasco, a vacina da Astra Zeneca chega com multidoses. Por esse motivo um mesmo frasco é utilizado diversas vezes e chega a conter até 12 dozes.
Neste sábado foram imunizados 618 pessoas no sistema drive thru e 49 acamados. A campanha de vacinação é formada por uma equipe de 31 profissionais no drive thru e mais 10 profissionais na rua. A vacinação continua neste domingo, 28, das 10h às 15h. Será necessário apresentar comprovante de residência, documento com foto e CPF. A vacina será aplicada dentro dos veículos no Parque Municipal Jayme Ferragut.