A Prefeitura de Valinhos inicia nesta segunda-feira, 31, a ampliação da merenda em todas as unidades municipais, medida que beneficiará os quase 12 mil alunos matriculados.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) antes eram quatro refeições. Agora são cinco, incluindo desjejum, colação (refeições intermediárias no intervalo entre as principais), almoço, lanche e jantar. Nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) antes era oferecida uma refeição por período. Agora, será oferecido um lanche no início do período e depois a refeição.
O cardápio foi reformulado e com mais opções de proteínas, legumes, verduras e frutas e menos produtos processados. Também substituiu o achocolatado pelo cacau e introduziu queijo, requeijão, iogurte e flocos de milhos sem açúcar. Teve ainda a troca da margarina por manteiga e do suco adoçado por suco integral de uva, laranja e frutas vermelhas.
Pratos como risoto de frango com espinafre acompanhado de salada de repolho e beterraba ralada ou pernil com batata e brócolis, servido com arroz, feijão e salada de alface com cenoura são alguns exemplos. Tem também o filé de peixe à portuguesa, além de salada de brócolis com couve-flor e abacaxi, maçã e outras frutas de sobremesa. Os cardápios são preparados por especialista em nutrição e podem ser conferidos no site da Prefeitura. Versões adaptadas para os alunos que necessitam de alimentação especial também são garantidas na rede municipal de ensino.
Outra novidade é que a Prefeitura de Valinhos irá comprar itens para a merenda dos produtores rurais da cidade. O chamamento público para aquisição desses gêneros alimentícios já foi aberto e os interessados podem participar até o dia 31 de julho.
Créditos da Foto: Prefeiura de Valinhos