A Prefeitura de Valinhos começou uma campanha para distribuir gratuitamente repelente de insetos de uso tópico, a princípio, para as mulheres gestantes que fazem acompanhamento no Serviço de Ambulatório de Pré-Natal Especial, na Casa do Adolescente, e para agentes de saúde.
A campanha faz parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.
De acordo com a Secretaria da Saúde, nessa primeira etapa o foco serão as gestantes que são atendidas pelo Departamento de Programas e Projetos de Saúde e os agentes de saúde do Departamento de Saúde Coletiva. “Vamos ampliar o atendimento para todas as gestantes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde”, garantiu a secretária Rita Longo.
A secretária destacou a preocupação em proteger as gestantes considerando a relação já comprovada pelo Ministério da Saúde entre o zika vírus e os casos de bebês com microcefalia diagnosticados no país por meio do mosquito Aedes aegypti. Até o momento, nenhum caso foi diagnosticado em Valinhos.
Segundo Rita Longo, as gestantes também serão orientadas sobre o uso correto do produto e outras formas de prevenção. Rita Longo salientou ainda que para os agentes de saúde os repelentes passam a funcionar como um EPI (Equipamento de Proteção Individual), uma vez que eles estão mais expostos no trabalho de combate ao mosquito. O Aedes também transmite dengue e chikungunya.