A Prefeitura de Valinhos confirmou, nesta última segunda-feira, 19, a primeira morte neste ano na cidade ocasionada por febre amarela silvestre na cidade. A vítima era um homem de 47 anos, morador do Parque das Colinas.
Outro morador de 38 anos, morador do Jardim Pinheiros, morreu na última quinta-feira, 16. A causa da morte está sendo apurada, mas há três suspeitas: febre amarela, febre maculosa, ou dengue hemorrágica.
O irmão dele também foi internado na Santa Casa com sintomas similares, mas passa bem. O sobrinho dele, de 16 anos, está internado no Hospital Vera Cruz, em Campinas. O caso dele é tratado como suspeita de dengue.
A situação preocupa as autoridades locais, que desde outubro do ano passado intensificaram a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chicungunya e febre amarela.
Segundo a Prefeitura, 45 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela em Valinhos até a sexta-feira anterior ao Carnaval. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município e há estoque suficiente para imunizar o restante da população.