Representantes do Centro Paula Souza estiveram em Valinhos no último dia 19, para realizar estudo de viabilidade técnica no prédio municipal que servia como sede do Sesi 389, dando prosseguimento aos trâmites para instalação de uma Escola Técnica Estadual (Etec) em Valinhos, já autorizada pelo Governo do Estado.
Atualmente a cidade possui classes descentralizadas da unidade de Jundiaí, Etec ‘Benedito Storani’, sediadas na Escola Estadual ‘Flávio de Carvalho’ com o oferecimento de dois cursos à população: Administração e Logística, que atendem cerca de 170 alunos. Com a Etec o número de cursos e alunos atendidos será ampliado.
Na parceria para implantação das unidades, cabe à Prefeitura a construção ou a reforma e a adequação do prédio que abrigará a ETEC. O Centro Paula Souza fica responsável pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores, a compra de mobiliário, equipamentos e toda a infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção.
De acordo com a secretaria municipal de Educação de Valinhos, o prédio em que funcionava o Sesi 389, deverá atender perfeitamente as necessidades da escola técnica: tem boa localização, amplas instalações, diversas salas e espaço para futura ampliação. O próximo passo agora é formalizar a documentação, assinar o convênio e realizar as reformas e adaptações necessárias para implantação da escola.
Os alunos que integram a comissão formalizada para discutir a mudança de prédio, comemoram a indicação do novo espaço e a confirmação de uma unidade da ETEC em Valinhos. “É um mérito poder representar os alunos de toda a cidade, não só os que estudam, como também, incentivando àqueles que por algum motivo viam como empecilho a localização e a estrutura da escola. Estou muito contente”, afirmou a estudante do 2º módulo de logística, Mayara do Conto.
Para o professor e coordenador da classe descentralizada, Rodrigo Malentachi, a Etec Valinhos representará uma conquista muito grande para a cidade. “Significa muito para nós termos uma unidade própria. Desde 2012, quando viemos para cá, a informação era que em breve teríamos uma Etec e isso nunca se concretizou. Esperamos isso com os esvaziamentos dos prédios do Sesi, porém, o empenho dos nossos estudantes e desta administração, somatizaram para que recebêssemos este anúncio agora em julho”, destacou.
Outra novidade é com relação ao estreitamento de relações entre a ETEC e empresas da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município está viabilizando um termo de cooperação, com o objetivo de intermediar e facilitar o acesso de vagas de emprego aos formandos.