Produtores de Valinhos esperam colher aproximadamente 3 mil toneladas de figo e 15 mil toneladas de goiaba na safra 2019/2020. A expectativa varia pouco em relação aos números da colheita passada.
Os agricultores estimam que a produção estará em alta durante a 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba, que será realizada entre 18 de janeiro e 2 de fevereiro do próximo ano, quando separa seus melhores frutos para a exposição e comercializam os produtos diretamente para o comprador. A entrada na festa é gratuita.
Os dados são do Departamento de Agricultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Há uma pequena variação na safra relacionada ao ano passado, como sempre acontece com cultivos como um todo”, explicou a diretora da Agricultura, Luciana Passos.
Segundo Luciana, no ano passado o figo movimentou cerca de R$ 9 milhões de faturamente o e a goiaba, R$ 60 milhões. Os últimos dados oficiais do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (LUPA 2017) apontam cultivo em torno de 168 hectares de figo e 310 hectares de goiaba em Valinhos. A cidade conta com 84 produtoras de figo e 185 de goiaba. “Esses números sempre sofrem flutuações ano a ano”, comentou a diretora.