Valinhos: falta de repasse na vacina cancela campanha antirrábica

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Valinhos informou que cancelou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, uma vez que o Governo Federal ainda não enviou as doses aos municípios.

Segundo a secretária de Saúde de Valinhos, Rita Longo, esta será a primeira vez que a cidade tem que adiar a campanha, que estava prevista para começar em novembro. “É lamentável a situação. Os municípios estão tendo que arcar com muitos custos extras de saúde que seriam de obrigação de outras esferas. Esperamos que até o início do ano a situação seja normalizada”, disse.

Segundo o Departamento de Saúde Coletiva de Valinhos, a população estimada de animais no município é de 17.526 cães e 2.659 gatos. Destes, 3.012 animais (2.483 cães e 529 gatos) residem na zona rural de Valinhos e foram vacinados pelo município entre agosto e outubro deste ano nos bairros Reforma Agrária, Macuco, Capivari, Roncaglia, Frutal, Alpinas, Fonte Mécia, Ortizes, Pq. Valinhos, Morro das Pedras, Joapiranga, Córregos e Dom Pedro. “Se as vacinas não vierem, cerca de 14 mil animais ficarão prejudicados em Valinhos”, alertou Rita Longo.

Propaganda do Google Artigo Baixo