A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, começará a realizar neste mês cirurgias de estrabismo infantil. O procedimento de média complexidade é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, mas passará a ser feito pela rede municipal no Hospital Dia Oftalmológico, anexo a Santa Casa, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) contratado pelo Município.
Cerca de 160 crianças aguardam pela avaliação oftalmológica pré-cirúrgica. Os agendamentos começarão a ser feitos na segunda quinzena de junho e a expectativa da Secretaria da Saúde é atender 24 pacientes por mês, zerando a fila até o final do ano.
Antes, o Estado disponibilizava apenas uma vaga por mês e as crianças eram encaminhadas para Campinas. “Agora, além de oferecer mais comodidade, a realização dos procedimentos em Valinhos vai diminuir o tempo de espera e possibilitar uma maior oferta de vagas mensalmente”, compara o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
Outra especialidade que era de responsabilidade do Estado e foi assumida pela Prefeitura de Valinhos no último mês é a de cirurgias de cabeça e pescoço. Os processos cirúrgicos já foram iniciados, com avaliação e agendamentos de exames pré-operatórios. As cirurgias também já estão sendo marcadas.