A cidade de Valinhos é a maior produtora de goiaba in natura do país e agora está usando também as folhas da fruta para tratar feridas de pacientes atendidos na Rede Básica de Saúde de forma complementar ao tratamento convencional.
O uso de fitoterápicos foi introduzido no atendimento do Serviço Especializado em Lesões Vasculares e Neuropáticas (SELVEN) em 2015 com a assessoria voluntária da farmacêutica Nilsa Sumie Yamashita Wadt, doutora em plantas medicinais pela USP (Universidade de São Paulo).
Segundo a farmacêutica, o uso das folhas tem acelerado em 40% a cicatrização de feridas nos pacientes atendidos. As folhagens de goiaba são misturadas as de pitanga no preparo de um chá que tem ação antimicrobiana e cicatrizante.
“Além de possibilitar a melhoria da saúde e mais qualidade de vida aos pacientes, a utilização das folhas gera economia ao sistema de saúde, pela redução no uso de medicamentos, de curativos e da necessidade de profissionais de saúde”, avalia a farmacêutica.
Nascida em Valinhos, Nilsa disse que cada lugar tem plantas características que podem ser usadas com base em conhecimentos e Valinhos se destaca pelas plantações de goiaba.
O gerente de vendas, Eder Antonio de Souza Carvalho, de 48 anos, é um exemplo da melhora no processo de cicatrização a partir da utilização do chá. Por conta da diabetes, ele teve que amputar dois dedos. Um deles tratou somente com medicação alopática e a cicatrização demorou cem dias. O outro, com a utilização do chá, sarou em 25 dias. “Foi um processo rápido de cicatrização, uma melhora enorme”, disse Carvalho.
José Benedito Domingues de Faria, aposentado de 77 anos, tinha duas feridas no pé que não fechavam há mais de dois meses. Depois que começou a usar o chá de folhas de goiaba e pitanga, elas cicatrizaram em 20 dias.
Segundo a enfermeira responsável do SELVEN, Fernanda Cavalini a unidade atende uma média de 115 pacientes por mês, a maioria idosos com lesões nos membros inferiores em razão de doenças venosa, neuropatia e insuficiência arterial.
Fernanda disse que a fitoterapia vem complementar o tratamento oferecido pelo serviço, mas é preciso a adesão do paciente em casa. “No ambulatório ensinamos a fazer o chá e a forma de utilização, colocando o ferimento imerso na substância fria por 20 minutos, depois é só secar e por o curativo novo”, explicou a enfermeira.
O atendimento no SELVEN é feito mediante agendamento no próprio ambulatório. A unidade conta com médicos cirurgiões vasculares, com retaguarda de dermatologistas, ortopedistas e outros especialistas, além de equipe de enfermagem.
Receita do chá
10 folhas de goiaba in natura
10 folhas de pitanga in natura
1 litro de água
Modo de preparo
As folhas são colocadas em água fria e fervidas por um a dois minutos.