As cidades de Valinhos e Campinas, por meio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e da Sanasa, firmaram na manhã desta terça-feira, 30, o contrato que prevê a aquisição de água a granel por Valinhos, para distribuição de água potável e já tratada por atacado à cidade.
A proposta firmada prevê a contratação de volume mínimo de 800 mil m³ de água potável por atacado, a ser consumido no período de 36 meses. A previsão é que o fornecimento inicie ainda nesta semana, com expectativa de começar a partir de 3 de dezembro de 2021, a partir da linha de alimentação de Campinas para Valinhos, que fica próximo ao Condomínio Vista Valley, no bairro Chácaras das Nações. Os valores do contrato e o que será pago a Sanasa não foram divulgados.
As linhas de interligação entre as redes de água das cidades já foram executadas e agora será feita a instalação do macromedidor, além da desinfecção das redes para início da operação. “É preciso destacar que essa ação também é uma alternativa no longo prazo, pois é uma solução que poderá nos dar suporte em crises hídricas que já se desenham para o futuro”, disse Ivair Nunes Pereira.
A partir da compra de água a granel por Valinhos – e se forem mantidas na cidade as captações atuais nos modais de abastecimento (mananciais interno, externo e nos sistemas isolados) – há a possibilidade de cessar o racionamento vigente. A situação de emergência hídrica, instituída no município em agosto.
A assinatura aconteceu em cerimônia realizada na Sala Azul, na Prefeitura de Campinas. Participaram da solenidade a prefeita de Valinhos, Lucimara Godoy; o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente do DAEV, Ivair Nunes Pereira; e o presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior. “Expresso minha gratidão, em nome da população de Valinhos, ao prefeito de Campinas. Neste momento e frente à essa solução, que tem a cooperação entre as cidades e pessoas, também agradeço imensamente ao presidente da Sanasa, ao presidente do DAEV e a todos os envolvidos nesta viabilização. Por meio desta parceria quem ganha é a população, que daqui a dois dias poderá ter mais estabilidade no fornecimento de água. É uma ação que também pode nos ajudar a cessar o racionamento em Valinhos”, falou a prefeita Lucimara.
“Fico feliz com essa parceria, pois a região metropolitana tem esse sentido: uma cidade tem que colaborar com a outra. Também agradecemos os técnicos da SANASA e do DAEV pelas análises e por tornar essa parceria possível entre as duas cidades”, falou Dário Saadi.
“Diante da seca que enfrentamos neste período de estiagem, tivemos a diminuição da captação de água nas represas internas, que nos levou a adotar o racionamento. Desta forma, esta parceria vem amenizar a necessidade que temos atualmente de água em Valinhos, atenuando e possibilitando coibir que esse estado de racionamento perdure por mais tempo na cidade”, disse o presidente do DAEV.