O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale (PMDB), anunciou na semana passada que a ponte do Capuava sobre o Ribeirão Pinheiros será reconstruída. Todo o tramite já foi realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos da cidade e as obras começam nesta terça-feira, 2. A previsão de término é de seis meses. O custo será de R$ 1 milhão, com recursos próprios do município.
A obra é uma reivindicação antiga dos moradores da região. O problema atinge diretamente os bairros Capuava, Fonte Mécia, São Marcos, Rodovia Flávio de Carvalho, Samambaia, Jardim Nova Espírito Santo e vizinhanças. A situação ainda ficou mais complicada com a instalação do SESI nas proximidades.
Há 14 anos, os carros perderam a grande alternativa de acesso aos bairros, pois a ponte do Capuava foi interditada para automóveis por riscos de desabamento. Problemas estruturais ocasionados por alagamentos justificaram, à época, a decisão de restringir o tráfego de veículos. O local foi liberado apenas para o trânsito de pedestres.
Em 2007, a ponte foi demolida. Uma passarela, então, foi construída para os pedestres. A estrutura será mantida mesmo com a nova ponte, que também terá um espaço reservado para as pessoas atravessarem com segurança.
A nova ponte terá 37 metros de extensão, com largura de 10 metros. A nova estrutura ainda vai utilizar 280 metros cúbicos de concreto e 21 toneladas de aço.