Veja algumas dicas de como cuidar de seu pet no frio

propaganda do Google Artigo Top

Os animais de estimação podem sofrer bastante com a chegada do inverno e seu clima seco. A estudante de veterinária da USP Bruna Penna reforça que os donos redobrem a atenção com os pets durante o frio. “No inverno é normal o aumento da ocorrência de doenças respiratórias nos animais, como bronquite, asma, traqueítes e gripe. Principalmente em cães mais idosos”, explicou.

Problemas para os cachorros no inverno:

Os cães correm o risco de apresentar doenças respiratórias, desde uma simples tosse até casos de pneumonia. Alergias e problemas oftalmológicos também são mais recorrentes nesta estação, por conta do tempo seco. Como os cães ficam mais próximos do solo do que os humanos, eles inalam uma quantidade muito maior de poeira, que normalmente já ressecam as vias aéreas e oculares, tendo o problema agravado no inverno.

Por isso é fundamental a atenção do dono à saúde de seu cão, ao notar qualquer sinal de respiração ruidosa ou carregada, aumento de espirros, desânimo e tosse. Qualquer sintoma diferente já pede uma visita ao veterinário.

Dicas para proteger seu melhor amigo:

Passeios

Passear com o seu cão mesmo em dias frios é muito importante, pois o organismo dele fica fortalecido, evitando doenças e aquele desânimo típico do inverno. Procure sair com o seu cachorro nos horários mais ensolarados e com menos ventania, e sempre em áreas bem arborizadas.

Respiração

Procure manter a sua casa, e principalmente a área onde o cachorro fica por mais tempo, ainda mais limpa e sem poeira. Procure também umidificar o ambiente. Se você não tiver o aparelho próprio para isso, deixe potes com água espalhados pela casa, em uma altura em que seu pet não alcance. Isso ajudará a manter as vias respiratórias dos animaizinhos úmidas e sem irritação.

Aquecimento

O excesso de frio pode baixar muito a temperatura de seu cãozinho, por isso, evite tosas no inverno. Roupinhas quentes próprias para cães também serão de grande ajuda, principalmente se o pet for magro e tiver pelagem curta. Mantê-lo sempre em um local aquecido da casa é importante, portanto, nunca o deixe exposto ao vento frio, principalmente à noite. Casinhas são fundamentais se ele estiver acostumado a dormir fora da casa. Caminhas também podem ajudar a evitar o frio noturno, principalmente se forem acolchoadas, como as encontradas nesse link.

Banhos

Consulte seu veterinário sobre a possibilidade de diminuir a frequência e evite banhos nos dias de maior frio e ventania. Também procure secar bem o animal, não deixando que a água se acumule em seus pelos, o que diminui muito a temperatura e pode causar graves resfriados.

Propaganda do Google Artigo Baixo