Ingredientes
– ½ kg de picanha
– Sal grosso moído
– 60 g de pimentão vermelho
– 60 g de pimentão amarelo
– 75 g de couve manteiga
– 50 g de broto de feijão
– 100 g de shiitake
– 15 g de gergelim dourado e preto
– 60 g de castanha de caju
– 40 ml de azeite de oliva
– 50 ml de óleo de gergelim
– 13 ml de shoyu
– 25 ml de óleo de gergelim
– 13 g de alho
– 2 talos de cebolinha
– 7 g de gengibre
– 13 g de pimenta dedo-de-moça
– 5 ml de suco de limão tahiti
– 1/2 colher de sopa de coentro picado no último momento
Modo de preparo
Corte a peça de picanha em cinco fatias com aproximadamente 4 cm de largura cada.
Posicione cada fatia em uma tábua de corte com a gordura voltada para cima. Faça um corte na parte da gordura de uma extremidade à outra. Abra a peça como um livro aberto, e então a picanha ficará parecendo uma borboleta.
Mix de legumes: leve ao forno a castanha de caju para dar uma tostada. Deixe esfriar. Doure um pouco na frigideira o mix de gergelim e reserve. Corte os shiitakes em tiras e salteie em azeite temperando com sal e pimenta e reserve. Retire a parte branca dos pimentões vermelhos e amarelos e corte em tiras. Salteie em azeite temperando com sal e pimenta e reserve. Salteie o broto de feijão em óleo de gergelim torrado com um pouco de azeite e reserve. Corte os talos de cebolinha em pedaços menores. Separe as folhas de couve do talo. Corte em tiras e salteie no azeite e reserve.
A picanha: tempere as picanhas com corte borboleta com sal grosso moído. Aqueça bem uma frigideira ou chapa. Sele as “borboletas” deixando aproximadamente 4 minutos de cada lado, até ficarem douradas. Recupere a gordura do cozimento da picanha e acrescente o gengibre ralado e o coentro picado. Salteie o mix de legumes orientais para aquecer e adicione o mix de gergelim tostado. Coloque a picanha borboleta no centro do prato, disponha por cima com o mix de legumes orientais. Decore com broto de coentro e finalize colocando o molho em volta.
Crédito: Friboi