Para o sucesso de uma cirurgia veterinária, o cuidado administrado no pós-operatório é essencial. Ainda que os hospitais e clínicas veterinárias realizem o atendimento necessário logo após o procedimento cirúrgico, são os pequenos cuidados na volta para casa que fazem toda diferença na recuperação dos animais.
O primeiro aspecto a ser considerado é manter o animal em um local limpo e em espaço limitado, para evitar que ele se movimente demais. Deixar o animal em observação no pós-operatório é fundamental para evitar complicações, já que é comum que ele lamba, coce ou morda o corte e os pontos. O uso de colar elizabetano ou roupa cirúrgica também ajuda a minimizar o risco de lesões nestes casos. O curativo no local dos pontos deve ser trocado diariamente após adequada limpeza do ferimento.
O proprietário também deve ficar atento à administração de antibióticos e antiinflamatórios, respeitando as doses e a duração do tratamento prescrito pelo veterinário. Dessa forma, o animal não sentirá dor nem terá problemas de saúde mais graves.