Por conta do frio, a tendência é sensação de fome aumentar, principalmente aliada ao desejo de consumir alimentos mais calóricos e gordurosos. O motivo disso, em partes, é porque o corpo gasta mais energia no inverno para manter a temperatura estável. Abaixo, confira alguns chás que auxiliam a controlar a saciedade e o peso.
Para compensar a perda calórica, o corpo exige o consumo mais elevado de calorias. Porém, por conta disso, é necessário tomar mais cuidado, uma vez que o consumo exagerado desses alimentos pode gerar alguns quilos extras. Os dados são de um estudo realizado em Campinas, entre 2008 e 2010, quando foram acompanhados 227 mil indivíduos.
Os pesquisadores verificaram que os níveis de colesterol “ruim” (LDL) aumentavam significativamente no inverno e diminuíam no verão. Entre as possíveis explicações para esse fato estão que, no inverno, ocorre:
1. A mudança dos hábitos alimentares, com um aumento do consumo de alimentos gordurosos que podem elevar o colesterol “ruim”;
2. A diminuição da prática de atividade física, já que no frio as pessoas tendem a se exercitar menos;
3. A diminuição da exposição ao sol, que diminui os níveis de Vitamina D, podendo afetar indiretamente os níveis de colesterol.
Todos esses comportamentos acabam se enquadrando como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.
Para evitar esses problemas relacionados à chegada do inverno devemos tomar alguns cuidados especiais. Várias estratégias podem ser utilizadas para se sair bem na estação mais fria do ano.
Confira dicas de chás recomendados para consumo nessa época:
• Chá Verde (Sanavita)
O chá verde é obtido a partir de brotos e folhas selecionados da Camellia sinensis e é enriquecido com a vitamina C, Selênio e Zinco que são potentes antioxidantes.
• Chá Branco (Sanavita)
O chá branco é obtido a partir de brotos selecionados da Camellia sinensis e é enriquecido com a vitamina C, Selênio e Zinco que atuam como potentes antioxidantes.
• Chá Vermelho (Sanavita)
Apresenta propriedades intensificadas pela colheita diferenciada da Camellia sinensis e pelo processo único de envelhecimento. Também é enriquecido com vitamina C, selênio e zinco que são potentes antioxidantes.
• Chá de Hibiscus (Sanavita)
Rico em antioxidantes, o chá apresenta propriedades potencializadas devido a combinação do Hibiscus sabdariffa que é fonte de antocianinas com a Camellia sinensis, que fornece excelente concentração de polifenóis.
– Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar as bebidas à base de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso.
– Não deixe o inverno atrapalhar a sua prática de atividades físicas. Elas são ótimas para o controle do peso, para a saúde em geral e, ainda, ajudam a esquentar o corpo nessa época mais fria.